Coração bate forte!
Pulsa a vida!
Vontade de potência!
Algo fazer de bom
Pela humanidade
Em ascendência...
Realizar o que preciso for
Agora!
Não amanhã!
Refletir...
Dialogar...
Sentir...
Intensamente, viver!
Tudo passa tão rápido
O tempo escorre pelas mãos
Este segundo que já passou...
Destino misterioso
Podemos mudá-lo
Ou ele tudo transforma
Surpreende
À última hora
Na calada da noite
Trabalha silencioso
Celebrar o dom da vida...
Uma criança que chega!
Alguém que faz a passagem!
Todos constroem
Nesse jardim
Seguir adiante
Confiante
Virar a página
Coragem na luta!
Acreditar em algo!
Neste sol que já nasceu!
Ele brilha por todos nós!
Entre os dias 09, 10 e 11 de outubro de 2009, aconteceu em Uberaba o Pré-Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos (Associación Madres de Plaza de Mayo), comemoração dos 18 anos da Fundação Gregório Baremblitt de Uberaba e 1º Encontro de Esquizodrama.
O Pré-Congresso serviu como preparação ao VIII Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos - Clínica y Política: Multilpicidad y Subjetivación, a realizar-se entre os dias 19 e 22 de novembro de 2009, em Buenos Aires, Argentina, na Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo.
O evento foi maravilhoso, havendo várias mesas simultâneas, práticas de esquizodrama, e apresentação de trabalhos e filmes, contemplando temáticas sobre saúde mental, luta antimanicomial, análise instituinte da reforma psiquiátrica; direitos humanos; movimentos sociais (MST, Associación de Madres de Plaza de Mayo), grupos, organizações e redes sociais; crise histórica e crise subjetiva; o que pode um corpo; klínicas: da educação e pesquisa, da alegria, da literatura e artes, do ruído, macro e micro política da qualidade de vida; questões linguísticas relacionadas à eliminação dos povos originários...e muito mais.
Contamos com a presença de atores sociais e militantes importantes nas questões de saúde mental e direitos humanos, como Dr. Gregório Baremblitt (FGB-IFG Belo Horizonte), Gregório Kazi (Universidade Praça de Maio - Argentina), Fátima de Oliveira (FGB-IFG Uberaba), Margarete Amorim (FGB-IFG Belo Horizonte), Alfonso Lans (Montevidéu - Uruguai), Jorge Bichuetti (CAPS Maria Boneca, FGB Uberaba), Milton Bicalho (FGB-IFG Belo Horizonte), Patrícia Ayer (FGB-IFG Saúde Mental Pública Belo Horizonte), Isabel F. Passos (UFMG), Marcelo Fontes (FGB-IFG Belo Horizonte), Carmen Lícia Macedo (PUC-BH), entre outros.
Na abertura, homenageou-se a figura revolucionária de Chê Guevara, pois nesta data, 9 de outubro, lembra-se 42 anos do seu assassinato. Precisamos manter seu exemplo e sua chama viva em cada um de nós, que se propõe à militância e à transformação social.
Ao final do evento, foi deliberado em Assembléia, a realização do 1º Encontro Latino-Americano de Esquizoanálise e 2º Encontro de Esquizodrama, na cidade de Belo Horizonte, previstos para setembro de 2010.
São os encontros que surgem de outros encontros importantes, pela criação e pelo devir, na luta por uma sociedade mais justa e pelo bem-estar de todos.
"¿Qué es lo que vuelve posible una posición de deseo o qué es lo que vuelve posible una producción de enunciados? Yo diría, también, pues es el mismo problema, ¿Cómo hacer para impedir que un enunciado enjambre, cómo hacer para impedir que no se pueda terminar con un enunciado? Lo que es lo mismo que decir: ¿cómo hacer para producir nuevos enunciados? ¿cómo hacer para que un enunciado no cristalice, para que un enunciado no entre en un sistema imperialista que es el sistema imperialista del signo bajo el significante? Todos estos son un bloque de problemas. Es igualmente como decir: ¿cómo plantear un deseo en un grupo o en un individuo, cómo producir el inconsciente?". (DELEUZE Y GUATTARI. Mil Platôs)
Para entender o que acontece
Não há muito que racionalizar
Basta abrir os olhos e ver
Ouvir os sons emitidos pelo universo
Sentir com alma, coração e vida
Para com os sentimentos do mundo
Construímos uma forma de lidar
Mecanismos de defesa
Já dizia Freud
Assim seguimos a trajetória
Caminhamos sem cessar...
E eis que eles surgem
Novos valores
Novos afetos
Novos sentimentos
Novos sentidos
No tempo e no espaço
Eles sempre vêm!
Ver, ouvir, sentir
Com emoção, viver!
O pôr do sol anuncia a despedida Marcas prevalecem com o tempo Este tão veloz companheiro Mas amigo traiçoeiro Nos assusta se não temos pressa E aqui estamos Atrasados novamente
Palavras nunca ditas Amores não declarados Amizades perdidas Oportunidades passadas
Há que se pensar rápido Agir, não deixar para depois O que hoje é preciso pois De uma âmbula a areia escorre A ampulheta se esvazia
Palavras em escritas Amores esperados Amizades colhidas Oportunidades traçadas
A lua cheia sinaliza a saída Brilho da madrugada À noite sigo acordada Mais uma página da vida