quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pré-Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos (Associación Madres de Plaza de Mayo) e 1º Encontro de Esquizodrama


Entre os dias 09, 10 e 11 de outubro de 2009, aconteceu em Uberaba o Pré-Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos (Associación Madres de Plaza de Mayo), comemoração dos 18 anos da Fundação Gregório Baremblitt de Uberaba e 1º Encontro de Esquizodrama.

O Pré-Congresso serviu como preparação ao VIII Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos - Clínica y Política: Multilpicidad y Subjetivación, a realizar-se entre os dias 19 e 22 de novembro de 2009, em Buenos Aires, Argentina, na Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo.

O evento foi maravilhoso, havendo várias mesas simultâneas, práticas de esquizodrama, e apresentação de trabalhos e filmes, contemplando temáticas sobre saúde mental, luta antimanicomial, análise instituinte da reforma psiquiátrica; direitos humanos; movimentos sociais (MST, Associación de Madres de Plaza de Mayo), grupos, organizações e redes sociais; crise histórica e crise subjetiva; o que pode um corpo; klínicas: da educação e pesquisa, da alegria, da literatura e artes, do ruído, macro e micro política da qualidade de vida; questões linguísticas relacionadas à eliminação dos povos originários...e muito mais.

Contamos com a presença de atores sociais e militantes importantes nas questões de saúde mental e direitos humanos, como Dr. Gregório Baremblitt (FGB-IFG Belo Horizonte), Gregório Kazi (Universidade Praça de Maio - Argentina), Fátima de Oliveira (FGB-IFG Uberaba), Margarete Amorim (FGB-IFG Belo Horizonte), Alfonso Lans (Montevidéu - Uruguai), Jorge Bichuetti (CAPS Maria Boneca, FGB Uberaba), Milton Bicalho (FGB-IFG Belo Horizonte), Patrícia Ayer (FGB-IFG Saúde Mental Pública Belo Horizonte), Isabel F. Passos (UFMG), Marcelo Fontes (FGB-IFG Belo Horizonte), Carmen Lícia Macedo (PUC-BH), entre outros.

Na abertura, homenageou-se a figura revolucionária de Chê Guevara, pois nesta data, 9 de outubro, lembra-se 42 anos do seu assassinato. Precisamos manter seu exemplo e sua chama viva em cada um de nós, que se propõe à militância e à transformação social.

Ao final do evento, foi deliberado em Assembléia, a realização do 1º Encontro Latino-Americano de Esquizoanálise e 2º Encontro de Esquizodrama, na cidade de Belo Horizonte, previstos para setembro de 2010.

São os encontros que surgem de outros encontros importantes, pela criação e pelo devir, na luta por uma sociedade mais justa e pelo bem-estar de todos.


Para mais informações, acesse o site da Fundação Gregório Baremblitt e o site da Associación de Madres de Plaza de Mayo.

"¿Qué es lo que vuelve posible una posición de deseo o qué es lo que vuelve posible una producción de enunciados? Yo diría, también, pues es el mismo problema, ¿Cómo hacer para impedir que un enunciado enjambre, cómo hacer para impedir que no se pueda terminar con un enunciado? Lo que es lo mismo que decir: ¿cómo hacer para producir nuevos enunciados? ¿cómo hacer para que un enunciado no cristalice, para que un enunciado no entre en un sistema imperialista que es el sistema imperialista del signo bajo el significante? Todos estos son un bloque de problemas. Es igualmente como decir: ¿cómo plantear un deseo en un grupo o en un individuo, cómo producir el inconsciente?". (DELEUZE Y GUATTARI. Mil Platôs)












2 comentários:

Diogo Ramalho disse...

Oi Mila,
muito bom o relato e que ótimos resultados heim.. mais um momento futuro de integração latino-americana, pelo relato parece que o evento se passou em Buenos Aires, las madres de plaza de mayo, el Che..
beju

Mila Valadares disse...

Oi Di!
Fico feliz que tenhas gostado do relato.
Houveram momentos em que de fato me senti como que transportada mesmo para Buenos Aires! Risos!
Lambrei muito de ti e de tuas viagens, bem como de tuas lutas e também as tuas pesquisas sobre a língua espanhola e os povos originários dos países latino-americanos!
Muito obrigada pelo comentário!
E já estás convidado para o 1º Encontro Latino-Americano de Esquizoanálise e 2º Encontro de Esquizodrama! 2010 nos aguarde!
Beijo.